domingo, 5 de outubro de 2014

Postagem nº1

O conceito de  droga não é algo muito bem delimitado e muda dependendo do enfoque do discurso. Drogas são consideradas como substâncias  que alteram processos bioquímicos ou fisiológicos no corpo de um organismo quando o enfoque é mais farmacológico. No sentido mais empregado, no entanto, o termo droga se refere a substâncias psicoativas, que provocam alteração da consciência do usuário da substância. O objetivo do blog é discorrer, durante o semestre, sobre o tema : "Drogas lícitas e ilícitas, a bioquímica explica"; o sentido para o termo droga utilizado aqui será o segundo, uma vez que a fronteira entre licitude e a ilicitude de uma droga é muito mais tênue quando se tratam de drogas psicoativas, uma vez que suas consequências na consciência humana não podem ser medidas de modo preciso. Serão adicionadas à definição de droga por esse blog, substâncias que causam dependência química/psicológica nos usuários.
As drogas com efeito psicoativo( drogas psicotrópicas) são as que agem no Sistema Nervoso Central e podem mudar o humor, comportamento e a percepção. Esse tipo de droga pode ser dividido nos seguintes tipos:
Depressoras, que diminuem a atividade do sistema nervoso central, deixando-o mais lento, geralmente agindo sobre neurotransmissores como o ácido gama-aminobutírico( GABA), principal neurotransmissor inibidor das sinapses, regulando a excitabilidade neuronal.

230  Acido gama-aminobutírico


Psicodistrópicas, que agem de modo a causar efeitos de despersonalização e perda de percepção( alucinógenos)

Psicolépticas, que  são estimulantes,  mantêm mais sentidos ativados e aumentam a percepção.

Muitas dessas drogas são ilícitas por induzirem os usuários a estados de consciência pelos quais não podem responder, podendo fazê-los agir de modo a infringir a lei ao terem seu senso de julgamento e noção das consequências de seus atos alteradas. Outro motivo para a proibição de algumas drogas é o surgimento de dependência.
A dependência no uso de drogas pode ser de dois tipos:
Dependência psíquica, em que a dependência da droga se dá pela busca de seus efeitos iniciais, que geralmente são de prazer, relaxamento ou alguma sensação boa. O que causa a dependência psíquica são razões de ordem cognitiva. A abstinência de drogas que causam dependência psíquica gera ansiedade e sentimento de vazio.
Dependência física, estado de dependência baseado na adaptação do corpo à presença da droga, de modo, que o funcionamento do corpo, regulado para a presença da droga, funciona mal quando em sua ausência, caracterizando uma síndrome de abstinência, fenômeno que será detalhado em postagens posteriores.
Ambos os tipos de dependência configura drogadição ou toxicodependência.
É importante notar, no entanto, que a proibição de uma droga não se baseia somente em suas características intrínsecas, mas também na sua forma de uso. Opiáceos, por exemplo, são substâncias altamente usadas no tratamento de dores, e possuem algumas variedades legalizadas. O seu uso indiscriminado, no entanto, pode causar efeitos devastadores, como ocorre com a heroína.
A proibição de certas drogas é um tema polêmico que levanta diversos pontos de vista, que envolvem aspectos culturais, econômicos, biológicos sociais  e políticos. Em uma discussão tão complexa, a bioquímica pode dar uma mãozinha para entender ao menos as bases biológicas e, por conseguinte, formar uma opinião sobre o assunto. Quanto ao resto... ah, aí já é outro blog.

9 comentários:

  1. Existe uma linha muito tênue entre o que é considerado uma droga lícita e uma droga ilícita. Muitas vezes o preconceito e o estigma determinam isso. Um exemplo disso é o canabidiol, uma substância encontrada na maconha (Cannabis sativa) e utilizada para tratamento de algumas doenças de ordem neurológica, com é o caso da epilepsia. É uma substância que compõe apenas 1% do "total" da planta, e, de acordo com as pesquisas, não causa nenhum efeito alucinógeno ou semelhante ao uso da planta como já é fixado na mente dos indivíduos. Entretanto, como vem de uma planta considerada droga ilícita no Brasil e em vários países, as pesquisas quanto ao aperfeiçoamento desse medicamento sofrem uma frenagem considerável. Seu comércio é proibido em vários países, e isso retira das pessoas com sofrem esses problemas neurológicos mais uma esperança de tratamento e, porque não, cura. Outra questão peculiar é a comparação entre o tabaco e a maconha. Pesquisas mostram que fumar tabaco causa mais prejuízo para os pulmões do que a maconha, não pelo conteúdo da fumaça em si, mas pelo comportamento adotado pelo usuário. Nem maconha e nem tabaco são "benéficos" para o organismo, mas isso é um dos exemplos que mostra como os paradigmas adotados pela sociedade atual necessitam ser revistos.

    ResponderExcluir
  2. É importante dar ênfase à esse tipo de drogas, as ilícitas, mostrando o quanto elas causam dependência psíquica. Os motivos pelos quais adolescentes procuram consumir drogas de dependências psíquicas são os mais diversos. Pode variar desde influência social a até mesmo o uso para otimizar os estudos. Entretanto, vale lembrar que além das drogas ilícitas existem várias outras lícitas que permeiam a sociedade na qual vivemos. No Brasil, inquéritos epidemiológicos têm sido realizados com objetivo de estudar as prevalências de uso de drogas. Além do álcool e do fumo, os indicadores disponíveis apontam para uma prevalência de uso de dois grupos de drogas dos quais pouco se fala nos países industrializados: os solventes e os medicamentos.

    ResponderExcluir
  3. Drogas, em geral, são substâncias que dão trabalho para o nosso fígado em metabolizá-las, pois, se ficarem por muito tempo na corrente sanguínea poderiam causar danos irreversíveis para o sistema nervoso central, que é o local onde essas substâncias atuam. Nesse aspecto o conhecimento bioquímico a respeito da funcionalidade do fígado torna-se muito importante para entender e combater a ação dessas substâncias chamadas drogas. No Brasil, algumas décadas atrás, o cigarro era bastante popular, mas hoje já está em desuso. Da mesma forma o álcool hoje pode ser bastante popular, mas graças a programas para desestimular o seu uso, como por exemplo a Lei Seca, provavelmente no futuro ele terá seu uso bem reduzido. Dessa forma, a classificação de drogas como lícitas (no caso o álcool e o cigarro) não implica diretamente que essa droga é de uso popular. Na verdade, acredito que quando se classifica uma droga como ilícita, é possível que seu uso e tráfico aumente, pois a justificativa de muitos para o uso das ilícitas geralmente está apoiada num contexto social de revolução.

    ResponderExcluir
  4. É interessante ressaltar a crueldade da sociedade capitalista quando se trata de drogas lícitas e ilícitas. Em uma visita que eu mesmo fiz ao bairro Santa Maria em Teresina, Piauí, a agente de saúde que estava me acompanhando deixou bem claro que o principal problema da comunidade em relação a drogas estava no alcool. Assim, podemos refletir sobre o assunto e nos perguntar: Uma droga tão perigosa e tão destrutiva como o alcool é legalizada e de muito fácil acesso a jovens menores de 18 anos. Há alguem lucrando com essa industria? Não seria sensato uma nova política de controle ou de definição do que é lícito ou ilícito?

    ResponderExcluir
  5. Como foi dito na postagem, a linha entre drogas lícitas e ilícitas é muito tênue. Isso é perceptível pelo fato de remédios analgésicos estarem cada vez mais sendo utilizados pela população em geral, chegando a causar, até mesmo, overdose com o uso dos remédios chamados narcóticos. Essa uso exagerado é comum no Brasil através, principalmente, dos remedios +ara dor de cabeça vendidos sem prescrição médica e que, com o uso exagerado, podem causar cefaleia de rebote. Mesmo assim, qual o posicionamento das empresas farmacêuticas nesse contexto? E os profissionais da saúde que são patrocinados pelas mesmas?
    http://www.topmed.com.br/comunicacao/noticias-da-rede/remedios-para-dor-podem-causar-graves-efeitos-colaterais-inclusive-dependencia/

    ResponderExcluir
  6. As drogas ilícitas, por atrair mais atenção, acabam por encobrir os perigos das drogas lícitas. O álcool, por exemplo, causa dependência, além de lesionar o fígado seriamente. O cigarro aumenta as chances de vários tipos de câncer, causa dependência, pode causar impotência sexual e também agride aos que estão por perto. O número de jovens com problemas alcoólicos é cada vez maior, mas as pessoas parecem focar apenas nas drogas ilícitas. "Leva mais ou menos uma hora para o fígado metabolizar um copo de vinho e não há nada que se possa fazer para acelerar esse processo. Então, se a pessoa tomou dez copos de vinho, vai ficar com álcool no sangue por pelo menos dez horas."
    Fonte: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/acao-e-efeitos-do-

    ResponderExcluir
  7. É importante ressaltar que a diferenciação entre os tipos de dependência entre psíquica e física é demasiadamente subjetiva. Afinal, como citado, a dependência física se configura a partir do "mal funcionamento" do corpo na ausência da substância. A dependência psíquica, por sua vez, gera consequências de ordem cognitiva. Entretanto, essas consequências são fruto do "mal funcionamento" de certas áreas do encéfalo, como o sistema límbico por exemplo. Uma não deixa, portanto, de estar incluída na outra.

    ResponderExcluir
  8. As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas. Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção.É necessário que esse conhecimento seja espalhado, para evitar o número de pessoas que se perdem nesse mundo.

    ResponderExcluir